Guiné-Bissau: UNTG-CS diz supressão do feriado de 3 de Agosto não tem efeito jurídico

O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical da Guiné-Bissau (UNTG-CS), Júlio António Mendonça, disse esta quarta-feira (25.1) que o decreto do governo que extinguiu 3 de Agosto da lista dos feriados nacionais não produzirá efeito jurídico diante do Artigo 141° do Código de Trabalho, aprovado no parlamento e promulgado a 18 de Julho de 2022 pelo chefe de Estado e publicado no boletim oficial a 19 do mesmo mês.

Júlio António Mendonça falava esta quarta-feira (25.1) em Conferência de Imprensa com objectivo de divulgar o programa para 2023 da maior central sindical guineense.

“Cada país tem as suas datas históricas. O nosso povo também as tem. Seria paradoxal o Governo extinguir a data e estar a preparar as pensões para os promotores e vítimas de 3 de Agosto, a menos que esteja a confirmar que reconhece a data como dia dos trabalhadores e de reflexão”, reagiu o sindicalista, ressaltando, por outro lado, que “a UNTG continuará a comemorar 3 de Agosto como feriado para os trabalhadores guineenses”. Julio Mendonça justificou que o Código do Trabalho definiu feriados nacionais, incluindo 3 de Agosto.

“A decisão do executivo em extinguir algumas datas dos feriados nacionais não tem efeitos jurídicos, porque violou as hierarquias das normas e da Constituição da República”, anotou Júlio Mendonça, lembrando, também, que “o artigo 8º da Constituição da República diz que qualquer acto administrativo, deve fundamentar-se na lei, e caso a viole não terá efeito jurídico”.

O Governo guineense produziu um decreto em que extinguiu 3 de Agosto, Dia do Trabalhador Guineense, e 23 de Janeiro, dia dos Combatentes da Liberdade da Pátria, como feriados nacionais.

Mamandin Indjai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…