Os Delegados no Vº Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) elegeram sábado 22 de Outubro por unanimidade, Júlio Mendonça para um segundo mandato de 4 anos, como o Secretário-geral da maior Central Sindical guineense.
A reeleição de Júlio Mendonça aconteceu ao ar livre “tudo porque as forças de segurança impediram os delegados terem acesso ao Salão onde deveria decorrer o Congresso, por alegada ordem superior”, disse um dirigente sindical, segundo ainda o qual, o Secretário de Estado, Augusto Cabi, desconhecia a presença de forças de segurança no local do Congresso.
O caso foi reportado pela Frente Social, que agrupa os Sindicatos da Educação e da Saúde. A organização escreve que “forças de segurança cercaram o portão de acesso à reunião magna de maior Central Sindical guineense”.
O congresso da UNTG aconteceu depois de o Tribunal Regional de Bissau ter considerado “improcedente uma acção judicial intentada por um dirigente sindical e que impedia a realização da reunião”.
Mamandin Indjai