Vítima de doença, Manuel Serifo Nhamadjo faleceu esta terça-feira, 17 de Março, em Lisboa, Portugal, ex-presidente de transição e membro do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), anunciou o partido.
Manuel Serifo Nhamadjo, nasceu a 25 de Março de 1958, foi um dos principais dirigentes do PAIGC, e Presidente de transição da Guiné-Bissau entre 2012 e 2014, função que assumiu na sequência de um golpe de Estado levado a cabo pelos militares.
Nhamadjo desempenhou também funções de primeiro vice-presidente do parlamento guineense. Era um apaixonado pelo desporto, tendo fundado o clube Desportivo de Mansaba, no norte do país. Adepto do Benfica, Manuel Serifo Nhamadjo foi presidente deste clube em Bissau.
“Homem político de uma dimensão excepcional, o seu nome está intimamente ligado à nossa história dos últimos 50 anos”, escreveu sobre Serifo Nhamadjo, Umaro Sissoco Emabló na sua conta Twitter.
Laurena Carvalho Hamelberg
PAIGC recebeu com profunda dor a notícia da morte do Camarada Manuel Serifo Nhamadjo. Amante do futebol, foi presidente interino da Assembleia Nacional e dirigente do PAIGC. À família enlutada, manifestamos os pêsames. Que o exemplo do Camarada Serifo esteja sempre vivo entre nós pic.twitter.com/lTZuB8Eabe
— PAIGC (@PAIGC_GW) March 17, 2020