Muçulmanos na Guiné-Bissau divergem na reza para “salvar” o Presidente

Há décadas que os fiéis muçulmanos na Guiné-Bissau não observam Tabaski nas sextas-feiras, alegando que, se acontecesse, provocaria a “queda de um Presidente da República”.

Por esse motivo, se Tabaski coincidir com uma sexta-feira, encontram sempre razões plausíveis para não a observar.

Mas este ano, as coisas fugiram do controle. A maioria dos fiéis muçulmanos, em Bissau e no interior, incluindo o Chefe do Governo, Umaro El Mocktar Sissoko Emabló e Braima Camará, principal Conselheiro do Presidente José Mário Vaz, afluíram aos lugares de reza para observar este dia sagrado, tendo, aliás, o Governo emitido um comunicado, considerando, esta sexta-feira, como um feriado nacional.

Todavia, algumas comunidades islâmicas, sobretudo do interior do país, não rezaram, e só vão cumprir este sábado, 2 de setembro, contradizendo assim o apelo das organizações islâmicas, segundo as quais, evocando o calendário islâmico, a reza de Tabaski é esta sexta-feira.

Contuboel, Djabicunda, Bigini, Gã-Tauda, regulado de Cossara, arredores de Bafatá, leste do país, são referências das comunidades que decidiram rezar-se amanhã, juntando-se ao Ministro do Interior, Botche Cande, o homem de momento do Presidente José Mário Vaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia só aceita reunião com Zelensky se for para chegar a acordo

Rússia só aceita reunião com Zelensky se for para chegar a acordo

A Rússia reiterou nesta quarta-feira, 16 de março, que só irá aceitar uma cimeira entre o seu Presidente, Vladimir Putin,…
Angola: PR condecorado em Cabo Verde com elevada distinção

Angola: PR condecorado em Cabo Verde com elevada distinção

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi condecorado nesta terça-feira, 15 de março, pelo homólogo cabo-verdiano, José Maria…
Brasil: Turismo do Rio na BTL em Lisboa

Brasil: Turismo do Rio na BTL em Lisboa

Gustavo Tutuca promove turismo do Rio de Janeiro, na BTL, em Lisboa A Secretaria de Estado de Turismo do Rio…
Moçambique mantém neutralidade mesmo com pressão dos EUA

Moçambique mantém neutralidade mesmo com pressão dos EUA

A ministra dos Negócios Estrangeiros de Moçambique garantiu que o país vai continuar neutro na guerra entre a Ucrânia e…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin