O líder do partido guineense PAIGC, Domingos Simões Pereira, esteve presente na tomada de posse do novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves. A cerimónia decorreu nesta terça-feira, 09 de novembro, na Praia, capital cabo-verdiana.
No final do evento, Simões Pereira disse à “Inforpress” que espera que Neves tenha a capacidade de reconhecer uma identidade africana a Cabo Verde e, nessa base, uma irmandade para ajudar a Guiné Bissau a reencontrar-se e a criar consensos.
Para o dirigente guineense, a eleição de José Maria Neves é um “voto na certeza” por parte do povo cabo-verdiano, uma vez que considera ser “alguém com prova dada, com um percurso de vida em várias competências”, em que as probabilidades de algo de estranho acontecer são mínimas.
“Nesta senda, espero aquilo que nós conhecemos de José Maria Neves, que é a capacidade de congregar, capacidade de reconhecer uma identidade africana a Cabo Verde e, nessa base, uma irmandade com a Guiné-Bissau, ajudando o país que neste momento passa por momentos mais difíceis em reencontrar e a criar os consensos possíveis para dela sair”, partilhou.