PAIGC expulsa deputados que abstiveram-se na votação de moção de confiança ao Governo

GB sede PAIGC

O Conselho Nacional de Jurisdição (CNJ) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) expulsou 14 militantes do partido, deputados da Assembleia Nacional Popular, por se absterem na votação da moção de confiança do Governo de Carlos Correia a 23 de dezembro.

De acordo com o acórdão do CNJ, com a data do dia 11 de janeiro 2016, estes militantes tiveram condutas subversivas e de traição política muito graves, violando assim os princípios do partido e Estado de Direito Democrático, com base no artigo 103, número 2 dos estatutos do PAIGC, que aplica expulsão dos mesmos nos termos do artigo 102 número 1 da mesma dos estatutos do partido.

Abel da Silva, Braima Camará, Rui Diã de Sousa, Isabel Buscardine, Satu Camará uma das vice-presidentes do Partido, Soares Sambu, Tumane Mané, Manuel Nascimento Lopes (Menelinho), Eduardo Mamadu Balde, Maria Aurora Abissa Sano Sanha, Amidu Queita, Tcherno Sanha, Abulai Balde e Bacai Sanha, filho do ex-presidente da Republica Malam Bacai Sanha são assim expulsos do PAIGC segundo a decisão do CNJ. No mesmo grupo está também Baciro Dja que já tinha sido expulso do partido no final de 2015.

Num documento assinado pela plenária constituída por seis elementos, para além do relator, o CNJ evocou o uso das suas faculdades legais para aplicação desta medida tendo em conta as razões referidas face aos comportamentos dos militantes do partido.

No próximo fim de semana, antes da apresentação do Programa do Governo de Carlos Correia à ANP, o Comité Central do PAIGC irá reunir e eventualmente confirmar a expulsão dos militantes

O anúncio desta decisão acontece quando todos os elementos visados se encontram no interior do país, nomeadamente na zona leste, em reunião com os seus apoiantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Um grupo de 12 cabo-verdianos denunciou recentemente um caso de alegada burla, em que terão pago para acelerar processos de…
Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

A Alta-Comissária Britânica em Moçambique, Helen Lewis, informou que o Reino Unido vai apoiar a realização das sétimas eleições gerais…
Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

A primeira semana de abril vai ser marcada por muita música e animação, na capital de Cabo Verde, com a…
Angola diz que China continuará a investir no país

Angola diz que China continuará a investir no país

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José Massano, partilhou que o Governo conseguiu obter garantias de…