Portugal doou à Guiné-Bissau um lote de 76 mil vacinas, da farmacêutica AstraZeneca, contra a Covid-19. Este é o segundo lote, o primeiro foi em Julho e com 24 mil vacinas, totalizando assim, 100 mil vacinas contra Covid-19 doadas por Portugal à Guiné-Bissau.
Segundo um comunicado da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação portuguesa, as vacinas serão acompanhadas de material para a administração do medicamento da AstrazZeneca, nomeadamente, seringas e agulhas, devendo ser entregues esta semana às autoridades guineenses pela embaixada de Portugal em Bissau.
“As vacinas vão chegar à Guiné-Bissau numa acção conjunta do ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, embaixada de Portugal em Bissau e o Ministério da Saúde, através da Direcção-Geral da Saúde (DGS)”, refere a nota da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação portuguesa.
As ofertas enquadram-se no âmbito de plano de acção da resposta sanitária à pandemia da Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.
Pandemia na Guiné-Bissau
Sobre o quadro geral da pandemia na Guiné-Bissau durante este ano (2021), “há um número cumulativo de 28.478 viajantes rastreados na entrada e 24.224 viajantes rastreados na saída do país”.
De acordo com uma nota do Alto Comissariado de Luta Contra Covid-19, a que a e-Global teve acesso, “na última semana, foram testadas 1.615 amostras a nível nacional, sendo que 652 resultam da vigilância de rotina nas unidades de saúde e da testagem de contactos de pacientes positivos, 760 do rastreio de viajantes e 203 do controlo de positividade”.
“Dos novos casos testados, 1.495 revelaram-se negativos e 120 revelaram-se novos casos positivo para a COVID-19”, refere a mesma fonte documental, conforme ainda a qual, “destes, 69 casos pertencem ao Sector Autónomo de Bissau, 14 casos a região de Oio, 10 casos a região de Bijagós, 8 casos a região de Tombali, 5 a região de Gabu, 5 casos a região de Biombo, 3 a região de Bafatá e 2 a região de Quinara”.
Dados divulgados esta terça-feira pelo Alto Comissariado de Luta Contra COVID-19 indicam um total de 6.022 casos confirmados, entre os quais, registaram-se 125 óbitos e 386 hospitalizados.