Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas.

Segundo o programa a que tivemos acesso, António Costa será recebido pelo seu homólogo guineense, Nuno Gomes Nabian, com quem terá uma reunião bilateral alargada às duas delegações, posteriormente está prevista uma declaração conjunta na sede do Governo. António Costa reunirá também com o com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP).

O primeiro-ministro de português tem igualmente agendada uma visita de cortesia ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, um encontro que prevê um jantar no palácio presidencial.  

Além do encontro com a comunidade portuguesa residente na Guiné-Bissau, a primeira visita do primeiro-ministro português ao país vai ser ainda marcada com a deposição de flores no talhão português, no cemitério municipal de Bissau.

António Costa vai também deslocar-se ao Mausoléu Amílcar Cabral e dos Antigos Combatentes da Liberdade da Pátria, instalado no Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, na Fortaleza de Amura, onde o chefe do executivo luso irá colocar uma coroa de flores.

Depois da Guiné-Bissau o primeiro-ministro português segue para Cabo Verde onde participará na VI Cimeira Portugal-Cabo Verde.

As deslocações de António Costa à Guiné-Bissau e Cabo Verde chegaram a estar previstas em 2021, não se tendo concretizado devido à evolução da pandemia Covid-19.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…