O Chefe de Estado guineense e Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embalo, deslocou-se segunda-feira 24 de Outubro a Moscovo e Kiev para encontros de trabalho com o presidente russo Vladimir Putin e o seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky, anunciou a presidência da República em nota informativa.
“O objectivo da viagem é encontrar-se com os seus homólogos, Presidente Vladimir Putin e o Presidente Volodymyr Zelensky”, lê-se na nota. Umaro Sissoco Embalo vai estar em Moscovo e em Kiev de 24 a 27 de Outubro.
Não pretendendo tomar uma posição relativamente ao conflito Rússia / Ucrânia, Umaro Sissoco Embalo pretende todavia minimizar o impacto e efeitos colaterais deste conflito junto dos países que compõem a CEDEAO, cujos estados membros estão divididos entre um apoio firme à Rússia, por um lado, e à Europa Ocidental que, juntamente com os EUA, apoia sem reservas a Ucrânia.
Apesar da tradicional e estreita relação com a Rússia, herdada durante o período soviético, a África Ocidental permanece mais dependente dos apoios e da cooperação provenientes da Europe Ocidental.