União Europeia anuncia início da assistência da Guardia Civil espanhola à Guiné-Bissau

No início de abril, a União Europeia doou dois patrulheiros à Guarda Nacional guineense, através da Guardia Civil espanhola, no âmbito do projeto “Blue Sahel”, financiado pelas duas instituições até 2019. Nos próximos meses, a equipa da Guardia Civil espanhola em Bissau inicia a assistência à Brigada Costeira guineense para capacitar e acompanhar as operações com estes patrulheiros.

O projeto visa “fortalecer nos países localizados ao longo da rota de África Ocidental (Mauritânia, Senegal, Mali, Gâmbia, Guiné-Bissau e Guiné-Conacri) a capacidade para a luta conjunta contra a criminalidade transnacional e facilitar a cooperação entre os organismos de controlo fronteiriço e de migração dos países, bem como a proteção dos direitos dos migrantes”, explica o comunicado de imprensa da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.

No momento da entrega dos patrulheiros, o Tenente General Laurentino Seña Coro, da Guarda Civil espanhola, reforçou que “hoje em dia as sociedades enfrentam riscos e ameaças transnacionais que requerem cooperação internacional e confiança mútua entre as instituições responsáveis pela segurança”, refere o mesmo comunicado.

As águas da África Ocidental são cada vez mais uma zona de tráfico ilegal de armas, drogas e seres humanos, constituindo uma ameaça para a segurança e a estabilidade da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…