Guiné-Bissau: Candidato à liderança da UNTG contesta reeleição de Júlio Mendonça

O candidato a liderança da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Lauriano Pereira, qualificou, esta segunda-feira 24 de Outubro, de “inexistente” a reeleição de Júlio Mendonça para o cargo do Secretário-geral de maior Central Sindical guineense.

“Em nenhuma circunstância a Vara Civil de Tribunal Regional de Bissau deu favorável ao meu adversário, relativamente ao processo judicial. Simplesmente, houve uma situação de insolvência, isso não significa que o Tribunal deu razão ao candidato Júlio Mendonça”, disse Lauriano Pereira, que acrescentou que “a previdência cautelar está em vigor” e que “não houve o Congresso”, acto que para Lauriano Pereira não passa de “uma brincadeira”.

Esta segunda-feira o portão da sede da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) foi acorrentado, supostamente por elementos da candidatura de Lauriano Pereira, anunciou aos jornalistas o porta-voz da UNTG, Malam Indjai.

“Realizamos o Congresso, porque o tribunal decidiu a favor da Comissão organizadora em relação a previdência cautelar intentada por outro candidato. Por isso, no dia 22 [de Outubro] retomamos o Congresso que tinha iniciado e os delegados votaram por unanimidade em Júlio Mendonça ao cargo de secretário-geral para um mandato de quatro anos”, refere, acrescentando que encontraram esta segunda-feira o portão da sede acorrentado, supostamente por João Cá, apoiante de Lauriano Pereira.

Últimas informações apontam que, entretanto, o portão foi reaberto depois da intervenção da Polícia Judiciária.

(foto arquivo)

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Guiné Equatorial: Vice-presidente acusa Espanha de "humilhar" o país

Guiné Equatorial: Vice-presidente acusa Espanha de "humilhar" o país

O vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang, acusa a Espanha de “humilhar” e “desacreditar” o país depois de a…
Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) informaram nesta terça-feira, 03 de janeiro, que está em curso a Operação…
Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

O Governo de Timor-Leste executou em 2022 cerca de 78,75% do valor total do Orçamento Geral do Estado (OGE) desse…
Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…