O Presidente chinês, Xi Jinping, declarou nesta quarta-feira, 27 de outubro, que a China dá as boas-vindas à Guiné Equatorial por juntar-se à Iniciativa de Desenvolvimento Global. De acordo com a imprensa chinesa, a felicitação foi feita por telefone, em conversa com o homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.
Segundo Jinping, a China está disposta a trabalhar com a Guiné Equatorial e com outros países africanos para promover o desenvolvimento sustentável e comum dos países em desenvolvimento.
O chefe de Estado salientou que, nos últimos anos, as relações entre o seu país e a Guiné Equatorial mantiveram um alto nível de desenvolvimento, havendo uma sólida confiança mútua política e resultados frutíferos da cooperação prática.
A China, prosseguiu, aprecia muito o forte apoio da Guiné Equatorial em questões relacionadas com Taiwan, Hong Kong, Xinjiang e direitos humanos, entre outras. Neste âmbito, apoiará também o país africano na salvaguarda de sua soberania nacional e na exploração independente de seu próprio caminho de desenvolvimento.
Por sua vez, Nguema Mbasogo parabenizou o Partido Comunista da China pelo seu centenário e também o 72.º aniversário da fundação da República Popular da China. A Guiné Equatorial, continuou, sempre considerou a China como o seu parceiro estratégico mais importante.
Além de ter agradecido a oferta de assistência da China, incluindo vacinas contra a Covid-19, o Presidente equato-guineense garantiu que o país que representa vai continuar a aderir à política de Uma Só China, apoiando firmemente as posições da potência asiática em questões relativas aos principais interesses chineses e defendendo firmemente o multilateralismo.