China felicita Guiné Equatorial por unir-se à Iniciativa de Desenvolvimento Global

O Presidente chinês, Xi Jinping, declarou nesta quarta-feira, 27 de outubro, que a China dá as boas-vindas à Guiné Equatorial por juntar-se à Iniciativa de Desenvolvimento Global. De acordo com a imprensa chinesa, a felicitação foi feita por telefone, em conversa com o homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo. 

Segundo Jinping, a China está disposta a trabalhar com a Guiné Equatorial e com outros países africanos para promover o desenvolvimento sustentável e comum dos países em desenvolvimento. 

O chefe de Estado salientou que, nos últimos anos, as relações entre o seu país e a Guiné Equatorial mantiveram um alto nível de desenvolvimento, havendo uma sólida confiança mútua política e resultados frutíferos da cooperação prática. 

A China, prosseguiu, aprecia muito o forte apoio da Guiné Equatorial em questões relacionadas com Taiwan, Hong Kong, Xinjiang e direitos humanos, entre outras. Neste âmbito, apoiará também o país africano na salvaguarda de sua soberania nacional e na exploração independente de seu próprio caminho de desenvolvimento. 

Por sua vez, Nguema Mbasogo parabenizou o Partido Comunista da China pelo seu centenário e também o 72.º aniversário da fundação da República Popular da China. A Guiné Equatorial, continuou, sempre considerou a China como o seu parceiro estratégico mais importante. 

Além de ter agradecido a oferta de assistência da China, incluindo vacinas contra a Covid-19, o Presidente equato-guineense garantiu que o país que representa vai continuar a aderir à política de Uma Só China, apoiando firmemente as posições da potência asiática em questões relativas aos principais interesses chineses e defendendo firmemente o multilateralismo. 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…
Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…