Guiné Equatorial

CPLP envia “missão de boa vontade” à Guiné Equatorial para avaliar progressos

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, afirmou na terça-feira, 30 de abril, em Luanda, que a organização que representa vai enviar na próxima quarta-feira, 08 de maio, uma “missão de boa vontade e técnica” à Guiné Equatorial para um levantamento dos progressos no cumprimento da adesão à comunidade.

A informação foi partilhada com os jornalistas após o diplomata português ter participado numa audiência com o Presidente da República de Angola, João Lourenço. A questão da Guiné Equatorial “também foi um dos assuntos abordados na conversa, no sentido de que o informei [João Lourenço] de que irá, muito em breve, a 08 de maio, uma missão técnica do secretariado executivo da CPLP e dos outros Estados membros da CPLP a Malabo”, afirmou Ribeiro Telles.

Esta missão “vai fazer um levantamento e falar com as autoridades da Guiné Equatorial em relação àquelas matérias que fazem parte do roteiro que foi estabelecido quando o país se tornou membro de pleno direito da CPLP, em 2014. É uma missão de boa vontade, uma missão técnica, para fazermos um levantamento sobre os progressos que a Guiné Equatorial tem feito em vários domínios”, acrescentou.

Recorde-se que quando a Guiné Equatorial aderiu à CPLP comprometeu-se com um roteiro de integração que previa estruturas de ensino do português e o fim da pena de morte.

Outro dos temas mencionados durante a reunião com João Lourenço foi o da questão da mobilidade. “Foi uma conversa muito franca, muito positiva, em que abordámos os temas constantes da agenda da CPLP, nomeadamente a questão da mobilidade, que é uma prioridade da Presidência de Cabo Verde e que ambos esperamos que tenha resultados concretos a curto prazo. Vamos ver. A expectativa é essa”, disse o secretário executivo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo