CPLP quer unir-se à ONU e à UE pela Guiné Equatorial

O diretor para a cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Manuel Lapão, informou que a comunidade está a analisar parcerias com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE) para acelerar a integração da Guiné Equatorial. 

O objetivo é que haja um desenvolvimento no programa de apoio à integração do referido país africano, explicou à “Lusa” nesta segunda-feira, 11 de abril. As declarações foram feitas após uma reunião com os responsáveis da delegação da CPLP. 

Recorde-se que uma missão da comunidade lusófona esteve na Guiné Equatorial na semana passada, com o objetivo de desenvolver ações de capacitação e formação na área dos direitos humanos e sociedade civil. 

“Tanto quanto nos foi dado a perceber, a CPLP é uma organização extremamente prestigiada na Guiné Equatorial”, partilhou Lapão, acrescentando que “as Nações Unidas [escritório da ONU em Malabo], quando perceberam que estávamos a fazer uma intervenção na área dos direitos humanos, juntaram-se a nós e ficaram extremamente surpreendidos com a abertura do país para receber este tipo de formação e capacitação, que já teriam tentado em outras ocasiões, mas que a Guiné Equatorial sempre rejeitou”

O mesmo aconteceu com a UE, prosseguiu. Os representantes do país africano em questão “querem avançar nessas coisas, mas só o fazem se vierem pela via da CPLP”, observou ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal: Cravinho inicia visita oficial a Angola

Portugal: Cravinho inicia visita oficial a Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, João Gomes Cravinho, começa nesta terça-feira, 12 de abril, uma visita de…
Portugal vai enviar material médico e militar para a Ucrânia

Portugal vai enviar material médico e militar para a Ucrânia

A ministra da Defesa de Portugal, Helena Carreiras, informou que o país vai enviar “em breve” mais de 99 toneladas…
Revista de Imprensa Lusófona de 12 de abril de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 12 de abril de 2022

Na Guiné-Bissau a “ANG” indica que o “PAIGC aprova lista definitiva de 1401 delegados ao X congresso ordinário”. Presidente do…
Moçambique: Governador de Nampula visitou população de Lunga

Moçambique: Governador de Nampula visitou população de Lunga

A Comunidade de Lunga, distrito de Mossuril, foi finalmente visitada pelo governador de Nampula, Manuel Rodrigues, no último fim-de-semana. O…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin