A justiça francesa irá julgar o recurso do vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, da condenação por branqueamento de dezenas de milhões de euros obtidos através de corrupção efetuada no seu país.
O julgamento irá decorrer entre os dias 09 e 18 de dezembro, tendo estas datas sido estabelecidas pelo Tribunal de Recurso de Paris esta quarta-feira, 13 de fevereiro. Foi o Tribunal Penal de Paris que condenou, em primeira instância, o governante equato-guineense, o que ocorreu em 2017. A condenação de Obiang resultou em três anos de prisão com pena suspensa, numa sentença que os juízes afirmaram ser “uma advertência” para o vice-presidente.
A justiça francesa impôs ainda um arresto dos bens comprados em França, avaliados em mais de 100 milhões de euros, no início dos anos 2000. Segundo o tribunal, essas verbas tinham sido obtidas pela má-gestão de fundos e através de outras práticas corruptas feitas no país de origem do réu.
A defesa do visado considerou, desde o princípio do julgamento, que o processo em primeira instância tinha sido “uma farsa judicial” com um caráter “exclusivamente político”.
Recorde-se que Teodoro Obiang, mais conhecido por ‘Teodorin’, é filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbsago, que se encontra no poder desde 1979.