França julga recurso de vice-presidente da Guiné Equatorial condenado pelo crime de branqueamento

A justiça francesa irá julgar o recurso do vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, da condenação por branqueamento de dezenas de milhões de euros obtidos através de corrupção efetuada no seu país.

O julgamento irá decorrer entre os dias 09 e 18 de dezembro, tendo estas datas sido estabelecidas pelo Tribunal de Recurso de Paris esta quarta-feira, 13 de fevereiro. Foi o Tribunal Penal de Paris que condenou, em primeira instância, o governante equato-guineense, o que ocorreu em 2017. A condenação de Obiang resultou em três anos de prisão com pena suspensa, numa sentença que os juízes afirmaram ser “uma advertência” para o vice-presidente.

A justiça francesa impôs ainda um arresto dos bens comprados em França, avaliados em mais de 100 milhões de euros, no início dos anos 2000. Segundo o tribunal, essas verbas tinham sido obtidas pela má-gestão de fundos e através de outras práticas corruptas feitas no país de origem do réu.

A defesa do visado considerou, desde o princípio do julgamento, que o processo em primeira instância tinha sido “uma farsa judicial” com um caráter “exclusivamente político”.

Recorde-se que Teodoro Obiang, mais conhecido por ‘Teodorin’, é filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbsago, que se encontra no poder desde 1979.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin