Uma delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aterra na Guiné Equatorial esta segunda-feira, 07 de março, segundo a “Lusa”. Já o líder da mesma, secretário executivo da organização Zacarias da Costa, só chegará a Malabo no dia seguinte.
Enquanto a delegação tem um programa de formação agendado, Zacarias da Costa teve de adiar a ida por um dia para poder receber na sede da CPLP, em Lisboa, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França.
O objetivo da visita é “acelerar” a integração do país africano como Estado-membro da organização, além de discutir “compromissos” assumidos por este Estado-membro, como a abolição da pena de morte.
O líder da delegação e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste lembrou no passado mês de janeiro que “tem havido cada vez mais Estados-membros a declararem publicamente as suas expetativas, de alguma forma frustradas, quanto à estagnação” da Guiné Equatorial no cumprimento dos compromissos assumidos na altura da sua adesão à CPLP, em 2014.
Zacarias da Costa indicou também na altura a intenção de, com esta visita, “acelerar a ratificação do Acordo de Mobilidade” pela Guiné Equatorial.