Guiné Equatorial acolhida por PALOP como membro de pleno direito

A Guiné Equatorial foi acolhida no fórum virtual dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), realizado nesta terça-feira, 27 de abril, como membro de pleno direito. Já Timor Leste passou a ter o estatuto de membro observador. 

Cabo Verde sucedeu a Angola na presidência do Fórum PALOP, que permitiu aos estadistas lusófonos africanos debaterem a gestão da pandemia da Covid-19 e a necessidade de vacinar as respetivas populações. 

Segundo o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, os estadistas falaram da crise sanitária, dos aspetos muito importantes e da questão muito importante que é o acesso universal às vacinas que é uma preocupação de todos nós. 

“Nós não gostaríamos de ver o mundo em desenvolvimento discriminado quanto ao acesso à vacina [contra a Covid-19] porque, na verdade, o mundo inteiro só estará seguro se todos nós formos vacinados, defendeu. 

O governante lembrou o facto de os PALOP manterem uma relação singular muito antes do aparecimento de outros fóruns, tendo o Fórum PALOP sido a casa de partida, antes da libertação. 

Gostaríamos de ver essa expressão mais forte ainda nas novas lutas que são as lutas para o desenvolvimento. Cabo Verde assume a presidência e foi decidido também que, no fim do mandato de Cabo Verde a presidência será assumida de forma rotativa, por ordem alfabética, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Moçambique: Governo promete igualdade de género

Moçambique: Governo promete igualdade de género

O Governo moçambicano reiterou o compromisso de trabalhar para garantir a igualdade de género no país, em conjunto com todos os intervenientes sociais. O foco, disse,…
Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

O deputado Paulo Porto, eleito pelo círculo de fora da Europa, gravou uma mensagem para a diáspora portuguesa em virtude…
Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Os casos de violência de género reportados à justiça quase duplicaram em Timor-Leste, tendo estas denúncias sido feitas em vários municípios. Isto acontece depois…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin