A imagem é liberada livre de copyrights sob Creative Commons CC0. Você pode baixar, modificar, distribuir e usá-los royalty free para qualquer coisa que você gosta, mesmo em aplicações comerciais. A atribuição não é obrigatória.

Guiné Equatorial assegura fim da pena de morte, mas juristas reclamam

A Guiné Equatorial garantiu às Nações Unidas que o novo Código Penal, que tem de ser aprovado pelo Parlamento, acaba com a pena de morte. No entanto, juristas equato-guineenses desmentiram essa afirmação. 

De acordo com os especialistas na lei, o novo Código Penal não assegura a abolição. Assim, exigem que sejam feitas mudanças legislativas mais amplas. 

Recorde-se que a abolição da pena de morte foi uma das condições impostas pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa  (CPLP) para a adesão da Guiné Equatorial à organização, em 2014. Ainda assim, mesmo após quase sete anos, a aplicação dessa pena continua prevista na legislação equato-guineense. 

Contudo, o país tem em vigor uma moratória que faz com que, desde a adesão à CPLP, não execute condenados. 

Foi em fevereiro, perante o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, que o vice-primeiro-ministro responsável pelos Direitos Humanos, Alfonso Nsue Mokuygarantiu que o Código Penal, cuja reforma está a ser discutida no Parlamento, prevê o fim da aplicação da pena de morte na Guiné Equatorial. 

Segundo o projeto de reforma do Código Penal, a morte desaparece da escala de mais de uma dezena de penas previstas para delitos graves, ao passar a prisão perpétua a ser a pena máxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin