Guiné Equatorial aumenta medidas de contenção da Covid-19

Governo da Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial alargou nesta segunda-feira, 30 de março, as medidas de contenção do novo coronavírus (Covid-19) aos distritos da parte continental do país. A decisão foi tomada numa reunião governamental presidida pelo vice-presidente da República, Teodoro Nguema Obiang Mangue.

Esta resolução foi feita após o registo do número crescente de casos existentes nos países vizinhos da Guiné Equatorial, que, até ao momento, confirmou 14 casos de Covid-19. Neste contexto, o vice-presidente convocou novamente os membros do Governo que compõem o Comité Político para reforçar as medidas de contenção contra a pandemia.

“Com o aumento de novos casos positivos atualmente no território nacional, achei necessário convocar esta reunião para adicionar mais medidas de prevenção, além das já decretadas no país”, declarou o também filho do Presidente da República, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Para garantir a saúde no país, o governante propôs várias medidas aos membros do Governo, entre as quais o isolamento de todos os distritos do continente em um período prolongado de 14 dias.

O responsável pela Defesa e Segurança propôs estudar a possibilidade de reduzir os preços do consumo de eletricidade e combustível, de maneira a ajudar o povo durante o período de confinamento, além do suprimento de necessidades básicas e loiças sanitárias para as ilhas de Annobon e Corisco.

Obiang Mangue pediu ainda aos responsáveis ​​do Ministério do Comércio que garantam os preços das necessidades básicas para evitar o aumento excessivo.

“Onde há um risco maior é na região continental”, disse à imprensa o primeiro-ministro, Francisco Pascual Obama Asue, explicando que os casos de infeção local apareceram nessa zona.

“Os casos que apareceram em Malabo são casos de infeção importada, pessoas que vieram do exterior. Mas em Bata, por negligência, o vírus foi transmitido para mais pessoas. Estamos à procura dos surtos, onde essas pessoas teriam chegado, ou os distritos para onde teriam ido, para também cercar esses lugares, para que a propagação do vírus não possa continuar”, acrescentou.

Haverá forte vigilância em todas as fronteiras do continente com os países vizinhos, uma vez que as pessoas infiltram-se regularmente nas zonas limítrofes da região continental do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ucrânia pede mais sistemas de defesa aérea ao Ocidente

Ucrânia pede mais sistemas de defesa aérea ao Ocidente

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, solicitou mais sistemas de defesa aérea aos países ocidentais nesta quarta-feira,…
Israel declara o Líbano como zona de guerra

Israel declara o Líbano como zona de guerra

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla inglesa) avisaram que o Hezbollah está a tentar infiltrar-se em território…
Síria: Travar o êxodo dos cristãos é uma das prioridades da Igreja neste país em guerra há 14 anos

Síria: Travar o êxodo dos cristãos é uma das prioridades da Igreja neste país em guerra há 14 anos

“Não esqueçamos a Síria, um país que há muito sofre com a guerra”, disse o Papa Francisco no domingo, dia…
Cabo Verde: Ministro Fernando Elísio Freire lidera lançamento de serviços para imigrantes

Cabo Verde: Ministro Fernando Elísio Freire lidera lançamento de serviços para imigrantes

No dia 26 de março, o Ministro do Estado, Família, Desenvolvimento e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, presidiu ao lançamento…