O Vice-Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, recebeu o Embaixador do Egito, Hattem Hassouba, nesta quarta-feira, 09 de setembro. Um dos assuntos principais em cima da mesa foi o fortalecimento das relações bilaterais na luta conjunta contra a Covid-19.
O Egito agradeceu à Guiné Equatorial por autorizar o pouso do voo da companhia Egyptair no Aeroporto Internacional de Malabo, capital equato-guineense. A empresa nacional egípcia trouxe medicamentos para fortalecer assim o combate ao coronavírus no país.
“A reunião serviu para agradecer ao Vice-Presidente por facilitar a aterragem do avião da Egyptair, que chegou a Malabo na manhã de quarta-feira para prestar assistência médica no contexto da luta contra a Covid-19”, declarou Hassouba à imprensa local.
Recorde-se que Malabo e Cairo, capital do Egito, mantêm relações diplomáticas há anos. Prova disso foi o apoio do chefe de Estado equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema, à reintegração do país árabe na União Africana em 2014.
Para continuar a fortalecer a cooperação, as duas nações querem então estreitar os laços em outros setores de interesse bilateral.
“Abordámos também outros temas de interesse bilateral, nomeadamente na cooperação no setor da Aviação Civil para proporcionar à nossa irmã, a República da Guiné Equatorial, logística e formação de recursos humanos. Principalmente na administração de aeroportos e no desenvolvimento da Aviação Civil”, acrescentou o diplomata.
Por sua vez, Nguema Obiang Mangue agradeceu ao Governo egípcio pelo gesto de solidariedade e destacou a hierarquia atribuída pelo seu país às relações com a Guiné Equatorial, nomeadamente nos setores do comércio, saúde, educação e cultura, entre outros.