Os membros da Comissão Técnica de Vigilância e Resposta à Covid-19 informaram sobre os benefícios alcançados com o uso do medicamento Remdesivir em pacientes em coma com o novo coronavírus. Foi igualmente destacada a melhoria da situação epidemiológica na Guiné Equatorial desde 31 de agosto.
As declarações foram feitas em conferência de imprensa nesta quarta-feira, 02 de setembro, no Hospital Sampaka. Nela esteve presente o ministro da Saúde e da Assistência Social, Diosdado Vicente Nsue Milang.
Durante o evento, o Ministério da Saúde e Previdência Social recebeu a doação de material laboratorial da Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois seguiu-se a apresentação sobre a situação epidemiológica da pandemia no país, feita pelo vice-ministro da Saúde, Mitoha Ondo`O Ayekaba.
“Quanto à situação da pandemia da Covid-19, estamos a ver a luz ao fundo do túnel com a descida progressiva da curva dos infetados. Em todo o país temos apenas 13 pacientes internados. Em relação à taxa de infetados, tivemos uma queda de mais de 50 por cento, porém não conseguimos controlar a pandemia”, começou por dizer.
“O próximo passo é reforçar as medidas de prevenção do sistema de saúde em todo o âmbito nacional, reforçar as medidas de entrada no país e dar informações sobre as normas de prevenção da Covid-19, porque não podemos minimizar os riscos”, acrescentou.
Segundo o relatório da comissão, a maior taxa de infetados é encontrada na população de 15 a 45 anos. O sexo masculino constitui a população mais infetada. Também o número de assintomáticos preocupa esse organismo.