Ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial, Simeón Oyono Esono, com o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles

Guiné Equatorial contribui para programa de integração na CPLP

secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, afirmou que o novo plano de apoio à integração da Guiné Equatorial nesta organização está a ser negociado. Foi ainda avançado que o Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema, garantiu “parte do financiamento”. 

A mesma fonte referiu também que o país africano já se “mostrou disponível para financiar parte desse programa”. No entanto, continuou, a parcela dos custos que cabe à Guiné Equatorial ainda não “está definida”. 

“Só quando tivermos o projeto consolidado poderemos fazer contas de quanto custará esse plano. De qualquer das formas, já existe o compromisso da Guiné Equatorial, no sentido de que financiará, ou assumirá os custos de parte”esclareceu. 

Atualmente, encontra-se em curso uma negociação entre o secretariado-executivo e a Guiné Equatorial para ser definido o que vai ser realizado nos próximos dois anos, segundo os eixos do plano de integração do país na CPLP. 

Entretanto, esta comunidade está com dificuldades financeiras, uma vez que alguns dos Estados-membros, que passam dificuldades económicas devido à pandemia da Covid-19, têm o pagamento de quotas em atraso. 

Ribeiro Telles considera este “um problema crónico”, tendo no último Conselho de Ministros pedido mais uma vez aos Estados-membros “para que cumpram as suas obrigações”, sem as quais a CPLP terá dificuldades em cumprir os objetivos traçados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin