Guiné Equatorial: Crianças de Bata vendem restos de munições para sobreviver

Crianças de Bata, cidade afetada por explosões a 07 de março, estão a aproveitar o tempo livre das escolas, que estão fechadas, para recolherem e venderem restos de munições desse incidente 

Esta situação está a preocupar as Nações Unidas. “Com as escolas fechadas, crianças a partir dos dez anos de idade são vistas a recolher restos de metal para venda a um custo de apenas 40 pesetas”informou o gabinete de coordenação das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (OCHA). 

O tema foi mencionado no mais recente relatório sobre o ponto de situação no terreno. Recorde-se que as explosões ocorreram num campo militar em Bata, considerada a capital económica da Guiné Equatorial. 

O incidente matou mais de cem pessoas e feriu mais de 600, além de ter destruído dezenas de casas. 

Para o OCHA, além da “indicação de potencial aumento do trabalho infantil”a situação demonstra a “necessidade urgente” de um programa de educação sobre o risco de engenhos explosivos para a população civil que vive num raio de dez quilómetros do epicentro da explosão. 

“A segurança e a proteção dos civis continuam a ser fundamentais. As equipas de avaliação têm observado civis a recolher e vender metal e crianças a brincar em locais perigosos”indicou a Organização das Nações Unidas (ONU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin