Guiné Equatorial desafia Moçambique a “gerir expectativas” sobre gás

O ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné EquatorialGabriel Mbega Obiang, declarou que a única maneira de Moçambique evitar que o gás fosse fonte de conflito era saber gerir expectativas. Foi desta forma que comentou a situação existente na província moçambicana de Cabo Delgado, frequentemente atacada por grupos armados. 

Recorde-se que a Guiné Equatorial, apesar de ter descoberto recursos minerais no seu solo há já cerca de 20 anos e de aproveitar-se da exploração de hidrocarbonetos, nunca teve de passar por uma situação de guerras internas ou externas decorrentes disso. 

O tempo de exploração e gestão dos recursos, além da posição de terceiro maior produtor de petróleo na África Subsaariana, só atrás de Angola e Nigéria, confere assim à Guiné Equatorial legitimidade para aconselhar Moçambique. Este viu suspensas as atividades de exploração de gás natural na península de Afungi devido a recentes ataques terroristas. 

Para este tipo de situação, Gabriel Mbega Obiang indicou pragmatismo e gestão de expectativas. “Pragmatismo é saber quem pode fazer e quem não pode fazer uma determinada atividade. Quem não pode, nem vale a pena integrá-lo no projeto. Já a gestão de expectativa quer dizer que só por ter gás e petróleo significa que o dinheiro vai, imediatamente, para o bolso, porque deve se recuperar o investimento feito”, defendeu. 

Ainda segundo o próprio, não é só pensar que tendo gás ou petróleo vamos ficar ricos, mas sim “temos que explicar à população que não é assim, o dinheiro investido temos que recuperar e não podemos pensar que esse dinheiro é para os bolsos, mas sim é para melhor carteiras, energia e infraestruturas que ajudem a todos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

O Turismo de Portugal e o Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR) de Angola assinaram um Plano de Ação para dinamizar…
Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia começaram a partilhar a partir desta terça-feira, 27 de setembro, estratégias de Defesa e Segurança para o…
Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que…
Angola: BNA reduz taxa de juro base

Angola: BNA reduz taxa de juro base

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base em 0,5%. Esta passou…