Guiné Equatorial destaca-se em concurso global de inovações sobre mortalidade materna

O protótipo “Anjos de plantão”, do Escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla inglesa) na Guiné Equatorial, é um dos nove finalistas do Chamado Global às Inovações Audazes para acabar com as mortes maternas evitáveis.

A chamada de Inovação 2020, lançada pelo UNFPA em parceria com o Acelerador de Inovação do Programa Mundial de Alimentos (PMA), recebeu quase 65 inscrições de equipas de todo o mundo, tendo a Guiné Equatorial sido um dos nove vencedores após um processo competitivo que incluiu a revisão, em várias etapas, do grupo interdisciplinar do UNFPA, de especialistas e de entrevistas em painel do UNFPA e do PAM.

A equipa da Guiné Equatorial está a acelerar os preparativos para um novo processo de protótipo simplificado, com o objetivo de tornar o projeto “Angels on Call” uma solução de alta tecnologia com potencial para melhorar e acelerar a redução da mortalidade materna e neonatal no país e em todo o mundo.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Teixeira, a ideia de criar uma solução tecnológica que possa ajudar médicos e parteiras surgiu da experiência de campo do projeto em andamento para reduzir a mortalidade materna e neonatal.

“Após o treinamento, os profissionais de saúde do EmONC, com o apoio do Centro de Simulação Obstétrica do Hospital Universitário Puerta de Hierro, na Espanha, pediram aos alunos que não os deixassem em paz e continuassem a apoiá-los”, explicou.

“Foi quando entendemos que precisamos de inovar para responder a essa solicitação crítica, fornecendo suporte de alta qualidade a todos esses profissionais, especialmente aos que trabalham em áreas remotas, às vezes sozinhos ou com muito pouco apoio especializado”, acrescentou.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Governo quer retirar 25 empresas do programa de privatização

Angola: Governo quer retirar 25 empresas do programa de privatização

O Governo angolano prevê a retirada de 25 empresas e ativos do programa de privatização, por razões diversas.  A informação…
Países da CPLP diminuíram mortalidade infantil nos últimos 30 anos

Países da CPLP diminuíram mortalidade infantil nos últimos 30 anos

Todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) diminuíram a mortalidade infantil nos últimos 30 anos, segundo a…
Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

As redes sociais têm sido o ambiente preferido dos apoiantes de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, para se mobilizarem. No…
STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

Para os santomenses uma das prioridades é conhecer rapidamente o desfecho da investigação relacionada com os acontecimentos de 25 de…