Guiné Equatorial destaca-se em concurso global de inovações sobre mortalidade materna

O protótipo “Anjos de plantão”, do Escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla inglesa) na Guiné Equatorial, é um dos nove finalistas do Chamado Global às Inovações Audazes para acabar com as mortes maternas evitáveis.

A chamada de Inovação 2020, lançada pelo UNFPA em parceria com o Acelerador de Inovação do Programa Mundial de Alimentos (PMA), recebeu quase 65 inscrições de equipas de todo o mundo, tendo a Guiné Equatorial sido um dos nove vencedores após um processo competitivo que incluiu a revisão, em várias etapas, do grupo interdisciplinar do UNFPA, de especialistas e de entrevistas em painel do UNFPA e do PAM.

A equipa da Guiné Equatorial está a acelerar os preparativos para um novo processo de protótipo simplificado, com o objetivo de tornar o projeto “Angels on Call” uma solução de alta tecnologia com potencial para melhorar e acelerar a redução da mortalidade materna e neonatal no país e em todo o mundo.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Teixeira, a ideia de criar uma solução tecnológica que possa ajudar médicos e parteiras surgiu da experiência de campo do projeto em andamento para reduzir a mortalidade materna e neonatal.

“Após o treinamento, os profissionais de saúde do EmONC, com o apoio do Centro de Simulação Obstétrica do Hospital Universitário Puerta de Hierro, na Espanha, pediram aos alunos que não os deixassem em paz e continuassem a apoiá-los”, explicou.

“Foi quando entendemos que precisamos de inovar para responder a essa solicitação crítica, fornecendo suporte de alta qualidade a todos esses profissionais, especialmente aos que trabalham em áreas remotas, às vezes sozinhos ou com muito pouco apoio especializado”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José de Lima Massano, partilhou que o país pode colocar…
Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

O líder da Assembleia Nacional Popular (ANP), Domingos Simões Pereira (DSP), quer que seja esclarecida “toda a verdade em relação…
Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

A secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde, Adalgisa Vaz, anunciou que o Fundo de Solidariedade Africano (FSA)…
Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou que o crescimento económico em Timor-Leste deverá abrandar para 1,5% em 2023. A informação…