Guiné-Equatorial diz que ratifica Acordo de Mobilidade da CPLP até maio

As autoridades da Guiné-Equatorial comprometeu-se a ratificar o Acordo de Mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) até maio, anunciou o secretário executivo da referida comunidade lusófona, Zacarias da Costa. 

“O documento já está para apreciação no Parlamento”, partilhou, acrescentando que “espera-se que em breve possa subir ao Senado”

O representante da CPLP, que esteve quatro dias na Guiné Equatorial, acrescentou que a revisão do código penal para a abolição da pena de morte no país terminou a 11 de março. 

Zacarias da Costa foi recebido pelo Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang. No encontro foi igualmente debatida a conectividade e a promoção e difusão da língua portuguesa. 

“Outro dos assuntos que abordei com o Presidente foi a questão da conectividade, que também é importante, na medida em que sabemos que o Acordo de Mobilidade não poderá ir para a frente se não olharmos para questões como a conectividade entre os nossos Estados-membros e, naturalmente, as ligações aéreas são importantíssimas, porque hoje é muito difícil ir para a Guiné Equatorial”, salientou. 

O chefe de Estado prometeu-lhe “a criação ainda este ano do Instituto de Língua Portuguesa”.

One Comment

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…