Guiné Equatorial | São Tomé e Príncipe

Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe assinam dois memorandos de entendimento

Evaristo Carvalho e Teodoro Obiang Nguema

Os eventos programados para a visita oficial do Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, à Guiné Equatorial tiveram início na terça-feira, 13 de agosto, dia em que o homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema, o recebeu com o objetivo de reforçarem as relações diplomáticas que unem os países.

Após terem analisado o grau de execução dos acordos assinados anteriormente, os governantes identificaram outros aspetos para se engajarem numa maior cooperação, o que resultou na assinatura de dois memorandos de entendimento, sendo um deles para a promoção conjunta dos blocos fronteiriços entre ambos os países.

O segundo memorando encontra-se relacionado com as consultas diplomáticas mútuas entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a cooperação da Guiné Equatorial e o Ministério das Relações Exteriores e Comunidades de São Tomé e Príncipe, havendo ainda um comunicado conjunto assinado pelo ministro Gabriel Mbega Obiang Lima e os embaixadores Simeón Oyono Esono Angue e Osvaldo Abreu.

Mais tarde seguiu-se o jantar de Estado oferecido por Obiang Nguema à delegação visitante, que decorreu no salão de banquetes do Palácio do Povo de Malabo, capital equato-guineense.

Recorde-se que a visita oficial de Evaristo Carvalho tem a duração de 15 dias. O próprio declarou, antes desta viagem, que iria pedir ao seu homólogo para apoiar São Tomé e Príncipe “no domínio financeiro e energético”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo