Guiné-Equatorial e São Tomé e Príncipe fortalecem cooperação na área petrolífera

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, iniciou na segunda-feira, 24 de fevereiro, uma visita de trabalho de quatro dias a Malabo, capital da Guiné Equatorial, a convite do Presidente Teodoro Obiang Nguema. A agenda tem como principais focos a área petrolífera apoio ao orçamento. 

“No domínio do petróleo há um pré-acordo assinado. Nós temos os blocos 2 e 22 e naturalmente vamos revistar todos esses dossiers sobre o petróleo, gásdeclarou aos jornalistas, a quem mencionou outras áreas importantes do processo de desenvolvimento para os dois países, como a “cooperação na área da aviação”. 

“Temos o problema da STP Airways e vamos ver com a Guiné Equatorial se se mantém o interesse em fazerem parte do consórcio”, acrescentou.

Ainda segundo o governante são-tomense, irá ser analisado com a Guiné Equatorial um eventual acordo no domínio do transporte marítimo, defendendo-se a “necessidade de troca de produtos” entre ambos os territórios africanos. 

O executivo são-tomense está a ponderar, no âmbito do turismo, estabelecer “uma parceria” com a Guiné Equatorial, propondo “o desenvolvimento de um turismo tripartido” para que os turistas que visitam a Guiné Equatorial possam ir também a São Tomé e Príncipe, explicou. 

Durante a visita será igualmente estudada a problemática do empréstimo pedido pelo Governo são-tomense à Guiné Equatorial, no valor de 1,5 milhões de dólares (1,38 milhões de euros), dinheiro que até ao momento não foi desbloqueado. 

“Este dossier não está fechado, vamos negociar e ver as possibilidades, até porque há alguns parâmetros de concessionalidade que o Fundo Monetário Internacional (FMI) impõe e nessas negociações veremos se poderemos aumentar o valor”concluiu Bom Jesus, que tem regresso previsto para quinta-feira, dia 27.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin