Guiné Equatorial encerra Embaixada em Londres após sanções

Londres Inglaterra

Londres, Inglaterra

A Guiné Equatorial decidiu fechar a sua Embaixada em Londres depois das sanções impostas pelo Reino Unido por corrupção contra o vice-Presidente equato-guineense, Teodoro Nguema Obiang Mangue. A informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Simeon Oyono Esono.

“A primeira decisão que o Governo adotou foi a de proceder ao encerramento total da nossa missão diplomática em Londres”, declarou na televisão estatal. O país considera as sanções “juridicamente infundadas” e exige que sejam levantadas com “a maior brevidade possível”, incluindo as mesmas a proibição de viajar para o Reino Unido e o congelamento de ativos.

Isto acontece depois de o Governo britânico ter anunciado na sexta-feira, 23 de julho, a imposição de sanções a Teodoro Obiang Mangue, também filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, devido ao envolvimento na apropriação indevida de fundos do Estado e desvio para contas bancárias pessoais, realização de contratos corruptos e solicitação de subornos.

De acordo com o Reino Unido, o estilo de vida luxuoso do governante africano é conhecido e “inconsistente com o seu salário oficial como ministro do Governo”. Obiang possui uma mansão de 100 milhões de dólares (85 milhões de euros) em Paris, dezenas de automóveis de luxo (Ferraris, Bentleys e Aston Martins, entre outros).

O político tem ainda uma coleção de objetos que pertenciam ao cantor Michael Jackson, destacando-se uma luva revestida de cristais usada na digressão do álbum “Bad”, avaliada em 275.000 dólares (233 euros). Segundo a justiça francesa, os juízes estimam um branqueamento de capitais na ordem dos 160 milhões de euros.

Recorde-se que o visado foi condenado em fevereiro de 2020, em segunda instância, a três anos de prisão suspensa e ao pagamento de uma multa efetiva de 30 milhões de euros ao Estado francês por ter adquirido indevidamente património considerável em França com dinheiro desviado dos cofres da Guiné Equatorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Deputados eleitos pela emigração prometem compromisso com a diáspora

Deputados eleitos pela emigração prometem compromisso com a diáspora

O voto da diáspora portuguesa nas últimas eleições legislativas, que decorreram dia 10 de março, foi decisivo para determinar que…
Cabo Verde: Governo promove desenvolvimento turístico no Maio apesar das críticas da oposição

Cabo Verde: Governo promove desenvolvimento turístico no Maio apesar das críticas da oposição

Em declarações à imprensa, a deputada do Movimento para a Democracia (MpD) eleita pelo círculo eleitoral do Maio, Antonita Vieira, defendeu veementemente o…
Moçambique: Maioria dos ex-guerrilheiros da Renamo ainda espera pensões

Moçambique: Maioria dos ex-guerrilheiros da Renamo ainda espera pensões

Mais de metade dos antigos guerrilheiros da Renamo continuam à espera da respetiva pensão, que lhes foi prometida na sequência…
Revista de Imprensa Lusófona de 16 de abril de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 16 de abril de 2024

O site institucional do Governo da Guiné Equatorial indica a “Aprovação da Proposta de Lei que Regula a Utilização das…