O Comité Político de Vigilância e Resposta ao Coronavírus reuniu-se nesta terça-feira, 06 de abril, sob a liderança do Vice-Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue.
No encontro decorrido no Palácio África, em Bata, voltou a ser analisada a situação epidemiológica da Covid-19 no país. Foi então tomada a decisão de endurecer ainda mais as técnicas de combate à pandemia.
Obiang Mangue, na qualidade de presidente do Comité Político de Vigilância e Resposta à Covid-19, mantém a luta contra o novo coronavírus como uma das prioridades da agenda trabalhista. Assim, decidiu adotar novas estratégias para limitar sua disseminação no país.
Segundo os dados atualizados pelas autoridades de saúde, nos últimos dois meses houve um aumento notável nos casos de Covid-19. Cerca de 12 mil cidadãos foram vacinados, dos quais mais de 800 já receberam a segunda dose. Foram 100 aqueles que morreram desde o início da pandemia.
As autoridades de saúde propuseram então novas medidas para melhorar a curva de contágio. Nesse sentido, destacam-se o encerramento das fronteiras por três semanas a partir do dia 15 deste mês, bem como a retomada da testagem em massa em âmbito nacional e o fortalecimento da campanha de vacinação.