O ministro da Saúde da Guiné Equatorial, Salomón Nguema Owono, continua a informar o povo sobre a situação atual do coronavírus (Covid-19) no país, mencionando os procedimentos que estão a ser trabalhados e os métodos de prevenção.
Segundo o governante, o Governo equato-guineense está firmemente comprometido em garantir a saúde da população, oferecendo serviços de prevenção, proteção e assistência acessíveis a todos. Nesse sentido, o Governo, por meio do Ministério da Saúde, está a adotar medidas concretas para cumprir esse mandato constitucional, de forma a estabelecer ações operacionais ao longo do tempo e a controlar a cadeia de transmissão da doença.
Está a ser feita vigilância nos pontos de fronteira nacionais, como aeroportos, portos e fronteiras terrestres. Atualmente, cerca de 137 pessoas estão em quarentena, alojadas em diferentes hotéis designados pelo Governo, havendo equipas médicas para monitorizar o estado de saúde dessas pessoas.
O laboratório de investigação de Baney foi certificado, há uma semana, pela sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um laboratório de referência para a prisão de coronavírus no continente africano.
“Neste laboratório realizamos análises de rotina para prender o coronavírus a todas as pessoas em quarentena. Entre 14 e 17 de março de 2020 foram realizados 53 testes, dos quais 3 foram positivos. Eles são dois guineenses, uma mulher de 42 anos e um homem de 43 anos e outro espanhol de 53 anos, todos chegaram a Malabo a bordo da empresa Ceiba Intercobtibental Madrid-Malabo em 13 de março 2020 ”, declarou o ministro.
“Temos recursos humanos, logísticos e materiais para garantir uma resposta rápida o tempo todo. De facto, o novo centro hospitalar de Sampaka foi habilitado, equipado com equipamentos médicos de última geração para lidar com os casos que ocorrem em nosso país durante a pandemia”, acrescentou.
“Para terminar, o Governo solicita a colaboração ativa de todas as instituições públicas e privadas, bem como das organizações da Sociedade Civil e da população em geral, cada uma de sua área de influência, para manter o respeito pelas regras. emitido pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar Social no campo da prevenção para superar a epidemia de Covid-19 na Guiné Equatorial”, concluiu.