Guiné Equatorial: Ministro da Aviação Civil ignora proibição de voos internacionais

O ministro equato-guineense da Aviação Civil, Leandro Miko Angüe, concedeu autorizações privadas, tendo ignorado assim a proibição de voos internacionais, de acordo com o “Diario Rombe”.

A publicação indica que fontes próximas do Comité Técnico de Resposta e Vigilância contra a Covid-19 dizem que vários dignitários do Estado da Guiné Equatorial estão a desconsiderar as medidas preventivas anunciadas pelo Governo a 12 de março, que visam combater a pandemia do novo coronavírus. Essas medidas incluem o cancelamento de todos os voos internacionais durante os próximos 30 dias.

Neste âmbito, o Comité questionou a eficácia do Governo na aplicação das medidas preventivas impostas a todos os cidadãos sem distinção social, uma vez que conhece a falta de rigor e de imparcialidade na aplicação das leis no país, sublinhando que tal não existe da mesma maneira para todas as pessoas.

Apesar das restrições obrigatórias que entraram em vigor a 15 de março, proibindo voos internacionais de companhias aéreas como a Air France, Air Maroc, Ethiopian Airlines e Lufthansa, entre outras, Miko Angüe está, alegadamente, a permitir autorizações às personalidades mais poderosas do Estado.

Fontes não oficiais do Ministério da Aviação Civil confirmaram que aviões particulares dessas personalidades estão a pousar no aeroporto de Malabo, capital do país, e recusam submeter-se às normas de saúde que exigem pelo menos 14 dias em quarentena.

Recorde-se que a Guiné Equatorial já tem, pelo menos, três casos confirmados de coronavírus. Os indivíduos que testaram positivo são uma mulher e um homem da Guiné Equatorial e também um cidadão de nacionalidade espanhola, que chegou a Malabo a 13 de março, a bordo do voo da empresa nacional Ceiba Intercontinental Madrid-Malabo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Na Diocese de Tacna e Moquegua, que cobre uma vasta área na região do Altiplano, entre os Andes e o…
Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

O militante de longa data do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, Júlio Correia, solicitou a sua imediata…
Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Duas mil e duas escolas estão mapeadas para beneficiar do Projecto Giga do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF)…
Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

O artista plástico Miranda Brito expõe, na Biblioteca Municipal de Setúbal, “Tramitações de Vidas”. A exposição, inaugurada no passado dia…