Guiné Equatorial

Guiné Equatorial: Ministro das Finanças queixa-se de “narrativa contra” o país

Guiné Equatorial

O ministro equato-guineense das Finanças, Economia e Planeamento, César Mba Abogo, disse em entrevista que há “um problema de narrativa com a Guiné Equatorial e contra África em geral”, tendo culpado a imprensa por esta situação.

“Há um problema de narrativa com a Guiné Equatorial, em particular, e com África, em geral, e os meios de comunicação social têm de fazer um esforço mais sério, mais rigoroso, para contrastar essa narrativa apenas negativa”, defendeu em Malabo, capital equato-guineense, à margem dos Encontros Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

“O problema da Guiné Equatorial é o clima de negócios, não é fácil fazer negócios no país”, admitiu, tendo usado como referência o ranking Doing Business, do Banco Mundial. “Temos uma parte de responsabilidade, mas estamos a solucionar isso”, acrescentou, exemplificando que enquanto há um ano os empresários demoravam dois ou três meses para abrir uma empresa e precisavam de um parceiro local, atualmente a abertura de uma empresa demora uma semana e não implica um sócio nacional.

Quando questionado sobre o porquê de existir essa narrativa negativa, respondeu que “as pessoas não querem informar bem, não se dão ao trabalho de confirmar os factos”. Ao ser convidado a deixar uma mensagem para os investidores que contradiga essa “narrativa negativa”, sublinhou que não são os investidores que precisam de uma mensagem, mas sim os jornalistas.

“A mensagem não é para as empresas, essas investem onde acham que vão fazer dinheiro. A mensagem é para os ‘media’, que são os que influenciam as decisões das empresas. Os investidores não decidem bem porque a mensagem está distorcida, por isso a mensagem é para os meios de comunicação: que não informem mal e que não perpetuem estereótipos que vêm de há séculos atrás”, concluiu.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo