Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue

Guiné Equatorial pondera fechar novamente as fronteiras

O Comité Político de Resposta e Vigilância à Covid-19, dirigido pelo Vice-Presidente equato-guineense, Teodoro Nguema Obiang Mangue, reuniu-se novamente nesta segunda-feira, 28 de dezembro, no Palácio do Povo de Malabo.

O encontro serviu para analisar e avaliar com urgência o impacto do novo coronavírus e o aparecimento da nova estirpe em alguns países europeus e africanos. Neste âmbito, Obiang Mangue convocou os colaboradores a adotarem novas estratégias para evitarem a entrada no país da recente variante, que tem uma maior capacidade de contágio, rondando esta os 74%.

Até ao momento, a nova variante foi confirmada em alguns países europeus, como Reino Unido, Dinamarca, Itália, Holanda e Espanha, além da Austrália. Em África menciona-se a África do Sul e a Nigéria.

O Comité Técnico equato-guineense crê que poderá já existir outros estados africanos afetados, considerando assim necessário fortalecer ainda mais as medidas de prevenção.

Uma dessas medidas poderá ser o novo encerramento das fronteiras, apesar de esta hipótese sair da mesa até 15 de janeiro de 2021, possibilitando assim as deslocações dentro e fora da Guiné Equatorial. Outra deverá consistir na tomada de ações sancionatórias contra cidadãos que não respeitarem as normas sanitárias ditadas no país para a prevenção da pandemia.

Os dois comités vão juntar-se novamente no dia 15 de janeiro do próximo ano, para decidirem então novas regras que protejam o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin