O Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, nomeou recentemente o antigo vice-ministro das relações de Angola, Sebastião da Silva Isata, para exercer o cargo de Conselheiro da Presidência para Assuntos Estratégicos.
A nomeação foi feita através do decreto número 103/2021, divulgado pelo Gabinete de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial. Recorde-se que o nomeado, também jurista e veterano diplomata angolano, é conhecido como próximo da família do chefe de Estado equato-guineense, sendo pedido a Isata apoio em algumas missões de consultorias em matérias internacionais.
A nomeação formal de Isata por parte das autoridades guineenses é vista em alguns meios africanos como um reconhecimento do Presidente Teodoro Obiang Nguema pelo papel que o antigo vice-ministro das relações de Angola lhe prestou na resolução do litígio que o filho Teodoro Nguema Obiang Mangue enfrentou junto das autoridades brasileiras em 2018.
Nessa altura o filho do Presidente, que ocupa o cargo de Vice-Presidente da Guiné Equatorial, viu a polícia federal brasileira apreender-lhe mais de 13,7 milhões de euros, em dinheiro e em jóias, no momento em que desembarcava no aeroporto de Viracopos, no Brasil. O caso foi resolvido em 2020.
Sebastião da Silva Isata, natural do Uíge, exerce atualmente as funções de presidente da Comissão do Direito Internacional da União Africana, sendo formado em direito em Cuba, além de ter realizado mestrado em Relações Internacionais nos Estados Unidos da América.