A Guiné Equatorial vai aumentar a exploração e produção de petróleo a partir de abril de 2021, segundo um comunicado divulgado pela Africa Oil & Power Conference.
“A Trident Energy vai perfurar três poços no Bloco G em 2021 — cada um dos quais deverá demorar 33 dias a completar — com uma data de início prevista para abril”, pode ler-se no documento. Este remete para a renovação e intervenção em poços e infraestruturas anunciada pelo Ministério das Minas e Hidrocarbonetos.
O Bloco G, que integra os campos de Ceiba e Okume e está localizado a cerca de 15 quilómetros da costa do país, deverá apresentar “novas oportunidades de desenvolvimento”.
O programa de trabalhos e de orçamento para o próximo ano, recentemente apresentado pelo ministro das Minas e Hidrocarbonetos, Gabriel Obiang Lima, previa 1,1 mil milhões de dólares (900 milhões de euros) em investimento estrangeiro direto nas infraestruturas do setor do petróleo e do gás.
Agora, com o aumento divulgado, o Governo equato-guineense aguarda igualmente uma subida da produção de hidrocarbonetos.
“A Guiné Equatorial permanece comprometida em fornecer um ambiente permissivo para que as empresas operem no país em tempos bons ou maus. Vamos continuar a trabalhar com todos os operadores para garantir que as melhores medidas são tomadas para apoiar a recuperação das atividades”, esclareceu o governante.