Guiné Equatorial regista aumento do PIB no segundo trimestre

O Diretor-Geral do Instituto de Estatística da Guiné Equatorial, Ricardo Nsue Ndemesogo, divulgou nesta quarta-feira, 15 de setembro, os valores do Produto Interno Bruto (PIB) registados no país no segundo trimestre de 2021.

De acordo com o responsável, estima-se que o PIB tenha baixado 29% comparativamente ao mesmo trimestre de 2020. O motivo deve-se ao resultado da queda do PIB do petróleo (-4,4%) e o PIB não petrolífero (-4,9%). A queda do PIB petrolífero reflete a diminuição da produção petrolífera (-7,7%).

Por sua vez, a contração do PIB não petrolífero terá sido efeito da queda da despesa pública (-12,4%), dos meios de pagamento (-7,0%) e do aumento do nível geral de preços (1,8%).

Quando comparado com o primeiro trimestre de 2021, o PIB subiu 1,9% em função do aumento do PIB petrolífero (1,6%) e do PIB não petrolífero (2,2%). O aumento do PIB do petróleo é explicado pelo aumento da produção de hidrocarbonetos (13,0%), em decorrência do relançamento e /ou aumento da produção de alguns produtos (condensado, metanol e gás natural liquefeito). O crescimento do PIB não petrolífero resultou do aumento da despesa pública (57,2%) e da massa monetária (0,8%).

Sobre a evolução do nível geral de preços, Ndemesogo disse que, durante o segundo trimestre, a inflação foi de 1,8%. É então inferior à percentagem registada em igual período do ano anterior (3%), principalmente devido à contribuição positiva de alimentos e bebidas não alcoólicas (0,5%); meios de transporte (0,4%); bebidas alcoólicas, tabaco e estupefacientes (0,3%;); e móveis, eletrodomésticos e conservação atual da casa (0,2%).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Troca de dívida de Cabo Verde a Portugal destaca água e energia

Troca de dívida de Cabo Verde a Portugal destaca água e energia

O Fundo Climático Ambiental (FCA), que agiliza a troca de dívida de Cabo Verde a Portugal, vai incidir nas áreas…
China realça "importância estratégica" da cooperação militar com Moçambique

China realça "importância estratégica" da cooperação militar com Moçambique

O ministro da Defesa da China, Dong Jun, afirmou recentemente que o aprofundamento da cooperação militar com Moçambique é de…
Angola regista crescimento de 4,6% na economia

Angola regista crescimento de 4,6% na economia

Os mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola indicam que a economia do país teve um crescimento…
Cabo Verde regista aumento do PIB em 10,2% no início de 2024

Cabo Verde regista aumento do PIB em 10,2% no início de 2024

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde partilhou nesta semana que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou…