Guiné Equatorial regista aumento do PIB no segundo trimestre

O Diretor-Geral do Instituto de Estatística da Guiné Equatorial, Ricardo Nsue Ndemesogo, divulgou nesta quarta-feira, 15 de setembro, os valores do Produto Interno Bruto (PIB) registados no país no segundo trimestre de 2021.

De acordo com o responsável, estima-se que o PIB tenha baixado 29% comparativamente ao mesmo trimestre de 2020. O motivo deve-se ao resultado da queda do PIB do petróleo (-4,4%) e o PIB não petrolífero (-4,9%). A queda do PIB petrolífero reflete a diminuição da produção petrolífera (-7,7%).

Por sua vez, a contração do PIB não petrolífero terá sido efeito da queda da despesa pública (-12,4%), dos meios de pagamento (-7,0%) e do aumento do nível geral de preços (1,8%).

Quando comparado com o primeiro trimestre de 2021, o PIB subiu 1,9% em função do aumento do PIB petrolífero (1,6%) e do PIB não petrolífero (2,2%). O aumento do PIB do petróleo é explicado pelo aumento da produção de hidrocarbonetos (13,0%), em decorrência do relançamento e /ou aumento da produção de alguns produtos (condensado, metanol e gás natural liquefeito). O crescimento do PIB não petrolífero resultou do aumento da despesa pública (57,2%) e da massa monetária (0,8%).

Sobre a evolução do nível geral de preços, Ndemesogo disse que, durante o segundo trimestre, a inflação foi de 1,8%. É então inferior à percentagem registada em igual período do ano anterior (3%), principalmente devido à contribuição positiva de alimentos e bebidas não alcoólicas (0,5%); meios de transporte (0,4%); bebidas alcoólicas, tabaco e estupefacientes (0,3%;); e móveis, eletrodomésticos e conservação atual da casa (0,2%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin