Guiné Equatorial: Teodorín Obiang tem pena agravada por “bens mal adquiridos”

O vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, mais conhecido por ‘Teodorín’ Obiang, foi informado nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, que ocorreu o agravamento da pena interposta pela Justiça francesa por “bens mal adquiridos”. 

Este é o mais recente caso onde se vê envolvido o filho do Presidente do país, Teodoro Obiang Nguema, uma vez que já detém um largo património em França – que inclui uma mansão, diversos carros de luxo e dezenas de fatos de marca – que a Justiça considerou ter origem fraudulenta. 

O governante viu igualmente alguns bens apreendidos na Suíça, onde 25 dos seus carros de corrida foram arrestados e vendidos por 21 milhões de euros, tendo o dinheiro sido doado a um programa de ajuda social na Guiné Equatorial. 

No entanto, ‘Teodorín’ mantém indícios de uma vida extravagante através da publicação de fotografias na rede social Instagram, onde partilha com regularidade momentos das suas férias, passadas em iates e em festas, como o carnaval do Rio de Janeiro. 

multa de 30 milhões de euros aplicada ao visado por França tornou-se efetiva por decisão do tribunal de recurso de Paris, mantendo os três anos de prisão suspensa num julgamento no qual não esteve presente e que se insere no processo de “bens mal adquiridos”. 

O tribunal de recurso de Paris confirmou assim a sentença do filho do chefe de Estado equato-guineense, que foi condenado em 2017 por branqueamento de dinheiro obtido com práticas corruptas no seu país, mantendo os três anos de prisão suspensa, o arresto de bens adquiridos em França no valor de 150 milhões de euros, e tornou efetivo o pagamento de uma multa de 30 milhões de euros ao Estado francês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin