O Presidente da Guiné Equatorial desde 1979, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, inicia nesta quinta-feira, 03 de novembro, a campanha eleitoral para as eleições gerais.
Recorde-se que o sufrágio está marcado para 20 de novembro e que o chefe de Estado, com 80 anos, quer garantir o seu sexto mandato presidencial para os próximos sete anos. Irá concorrer pela quinta vez contra Buenaventura Monsuy Asumu, que dirige o Partido da Coligação Social Democrata (PCSD), um partido próximo do regime e aliado crónico do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), no poder.
Vai haver também, pela primeira vez, a concorrência do presidente da Convergência para a Democracia Social, Andrés Esono Ondo, que dirige o único partido da oposição no país, fundado há mais de 30 anos.
Segundo fontes da Comissão Equato-guineense de Juristas (CEJ), os partidos já receberam as subvenções estatais previstas para realizarem a campanha. São 427.661 os eleitores habilitados a votar, entre o total de 1,45 milhões de habitantes.