Guiné Equatorial: Teodoro Obiang rejeita tema da sua sucessão

Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema

O Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang, evitou falar na sua “sucessão” durante uma rara conferência de imprensa em Bata, realizada nesta quinta-feira, 25 de novembro. O governante está no poder desde 1979. 

“No que diz respeito à permanência no poder é preciso saber que, num estado de democracia, não é bom falar de sucessão como se fosse uma herança”, afirmou, citado pela “Lusa”. 

Segundo o dirigente, ocorrerá uma “alternância” própria de uma democracia. No entanto, de acordo com analistas, a sua sucessão poderá vir a ser disputada entre dois dos seus filhos, ambos atualmente com cargos importantes no Governo. 

Um deles é o vice-presidente e responsável pela segurança nacional, Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido como “Teodorín”. Existe também Gabriel Mbega Obiang Lima, ministro das Minas e Hidrocarbonetos. A Constituição favorece o primeiro, ao estabelecer que o vice-presidente deve assumir o cargo em caso de demissão, incapacidade ou morte do chefe de Estado. 

Obiang falou à imprensa, nacional e internacional, depois do encerramento do VII Congresso Nacional Ordinário do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), que se encontra no poder e do qual é presidente fundador. 

O político lembrou que, desde a última reforma constitucional de 2011, há um limite de dois mandatos presidenciais, que não tem efeitos retroativos. “Por isso ainda tenho a possibilidade de me apresentar como candidato, se o povo assim o quiser”, deixou no ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…