Guiné Equatorial: Um em cada cinco alunos identifica o país como lusófono

ensino aulas

Apenas um em cada cinco alunos de português no estrangeiro identifica a Guiné Equatorial como sendo um país de língua oficial portuguesa. Esta é a conclusão de um inquérito que revela o interesse crescente pelo ensino do idioma como segunda língua.

O inquérito, que integra o estudo “A língua portuguesa como ativo global” e que é coordenado pelo investigador do ISCTE Luís Reto para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, recupera os resultados de outro inquérito realizado em 2008, já publicados anteriormente, e combina-os com novos dados de inquéritos realizados em 2016/17 e 2018.

No total, os três inquéritos envolveram mais de 2.600 estudantes de português da rede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em quase 50 países e de 56 nacionalidades.

Além de conhecer o uso que os alunos fazem do português e os motivos que os levaram a optar por aprender a disciplina, o inquérito teve também o objetivo de medir a valorização da língua portuguesa por parte dos estudantes estrangeiros e ainda de conferir os conhecimentos sobre vários aspectos relacionados com o idioma.

Nesse âmbito, foi questionado em quantos países o português é língua oficial, tendo 31,4% dos estudantes respondido oito países, em vez dos nove que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Quanto à identificação dos países, Brasil (80,4%) e Portugal (78,2%) foram aqueles que mais estudantes conseguiram identificar. Já Moçambique (68,5%), Cabo Verde (67,5%), São Tomé e Príncipe (57,8%), Guiné-Bissau (55,5%) e Timor-Leste (55,3%) foram identificados por mais de metade dos estudantes.

Por sua vez, menos de metade dos alunos (39,2%) conseguiu identificar Angola e menos de um quinto (18%) indicou a Guiné Equatorial como sendo o nono país de língua oficial portuguesa.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…
Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

A Google DeepMind continua a inovar no campo da inteligência artificial e agora expande-se para a robótica com os modelos…
Angola tem descida de 25,26% na inflação

Angola tem descida de 25,26% na inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola divulgou novos dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor Nacional, que…
Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde reforça a sua aposta no mercado português e na promoção da sua cultura e gastronomia na 35.ª edição…