O Vice-Presidente e Chefe da Defesa e Segurança da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Mangue, apresentou à Marinha Equatorial o plano de ação para 2021. A apresentação decorreu nesta quinta-feira, 14 de janeiro, no Quartel Acacio Mañe Ela, em Malabo.
Desse plano fazem parte prioridades como o combate à corrupção no setor militar, o fortalecimento dos controlos em áreas estratégicas e a formação de recursos humanos.
Antes de iniciar o seu discurso, o governante pediu aos presentes que fizessem um minuto de silêncio em memória dos soldados mortos no ano passado. Depois, parabenizou o exército nacional pelo novo ano e desejou sucessos aos oficiais.
Nguema Obiang Mangue realçou que os programas elaborados pelo Governo equato-guineense não puderam concretizar-se no final de 2020, devido à crise universal de saúde provocada pela pandemia da Covid-19.
Recorde-se que o país foi alvo de ataques de piratas e de ameaças terroristas no ano passado. Neste contexto, o Oficial de Defesa e Segurança, presente no evento, apelou ao exército nacional para reforçar as medidas de controlo e vigilância em pontos estratégicos do país.