O vice-presidente e filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodorin Nguema Obiang, encontra-se de férias nas Maldivas. Através da partilha de vídeos e fotografias no Instagram pode ver-se que está numa ilha particular, onde gasta 50 mil dólares por noite (42 mil euros).
O último vídeo postado pelo político, filmado por um drone, mostra-o a caminhar numa praia deserta. Depois segue para outra sequência onde o podemos ver ainda a fazer snorkel e a mergulhar em águas cristalinas.
A gravação, que foi partilhada pela BBC, termina então com uma vista aérea onde se observa toda a extensão da pequena ilha e também um iate ancorado nas proximidades.
Segundo o jornalista estrangeiro Emmanuel Freudenthal, o governante equato-guineense está de férias nas Maldivas desde o início de outubro.
Recorde-se que em 2017 a revista “The Economist” relatou o estilo de vida de Obiang numa reportagem intitulada “O playboy do Instagram também é vice-presidente da Guiné Equatorial”. A matéria apresentava fotografias do vice-presidente a exibir os seus carros caros e mansões.
Nesse mesmo ano, um tribunal francês condenou-o a pena suspensa de três anos de prisão por corrupção.
Apesar da riqueza em petróleo e em gás, 76% da população de 1,5 milhões da Guiné Equatorial vive na pobreza, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.