Mulheres equato-guineenses queixam-se de assédio sexual

As mulheres da Guiné-Equatorial deploraram e denunciaram no momento da celebração dos direitos da Mulher, a 8 de Março, o assédio sexual pelos seus chefes imediatos e a falta de atenção ao nível educativo.

Na Guiné-Equatorial, as poucas mulheres em postos de responsabilidade alcançaram esses lugares por laços familiares, por afinidade política e por relações sentimentais, de acordo com fontes contactadas.

O Senado é uma das raras grandes instituições que é dirigida por uma mulher, Teresa Efua Asangono.

No aparelho do Governo, em mais de cinquenta ministros, apenas duas são mulheres. Evangelina Filomena Oyo Ebule é ministra da justiça e instituições penitenciárias enquanto Consuelo Odo Nsang tem a pasta da promoção da mulher e da igualdade de género.

A percentagem de mulheres nas duas câmaras do parlamento não supera os 10%.

O número e percentagem de mulheres que têm o nível de estudos superiores é muito baixa. Por esta razão, Genoveva Abeso, socióloga, apelou às mulheres a continuarem os seus estudos para poderem atingir postos de responsabilidade. Segundo ela, a educação das crianças poderia ser uma ferramenta fundamental para conseguir a igualdade de oportunidades.

As autoridades de Malabo decidiram durante este ano lectivo não aceitar nos centros educativos adolescentes grávidas, uma medida destinada a prevenir as gravidez precoces.

 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Paulo Pisco volta a ser presidente da subcomissão das diásporas

Paulo Pisco volta a ser presidente da subcomissão das diásporas

O deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo da Europa para atuar na Assembleia da República de Portugal, foi reeleito, por…
Guiné Equatorial mantém 51.º lugar do IIAG

Guiné Equatorial mantém 51.º lugar do IIAG

A Guiné Equatorial manteve o 51.º lugar no Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) 2022, de acordo com um relatório…
Angola: BNA estima taxa de inflação entre 9 e 11%

Angola: BNA estima taxa de inflação entre 9 e 11%

O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê uma taxa de inflação entre 9 a 11% até ao final de 2023.…
Portugal tem recrutamento a decorrer em Cabo Verde

Portugal tem recrutamento a decorrer em Cabo Verde

A empresa portuguesa de transportes rodoviários Alsa Todi informou esta semana que tem a decorrer o recrutamento de mais 21…