“Não quero ser Presidente Vitalício”, anuncia Obiang no 50º aniversário da independência da Guiné-Equatorial

O presidente da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, indicou que a paz e o bem-estar dos seus compatriotas marcaram os 50 anos da independência do país, celebrados esta sexta-feira em Malabo, na presença de vários chefes de estado africanos e militares da Espanha e França.

O desfile militar e popular durou quatro horas e meia e foi visto por milhares de pessoas que acompanharam o trajecto junto ao passeio marítimo da capital da Guiné-Equatorial.

“A paz foi o instrumento que favoreceu o desenvolvimento impressionante do nosso país e que é o efeito multiplicador do comportamento responsável de cada equato-guineense”, indicou o chefe de estado Obiang no seu discurso à nação.

O presidente elogiou também o desenvolvimento que abrange actualmente o país, não obstante o desejo de completar o programa de emergência da Guiné-Equatorial, uma vez que ainda é necessário maior investimento nas áreas de produção nacional, o turismo, agricultura, pesca, criação de gado, mineração e industrialização.

No poder há 38 anos, o presidente Teodoro Obiang estará a preparar o seu filho Teodorin Nguema Obiang, vice-presidente encarregado da Defesa e Segurança, para que lhe suceda no poder do país.

“Não quero ser um presidente vitalício. Se permaneço no poder até hoje é porque o povo da Guiné-Equatorial o tem exigido constantemente com o seu voto esmagador”, afirmou o presidente.

Obiang pediu também à classe política do seu país a porem fim às guerras internas e ao desejo de alcançar o poder pela força.

“Todos os políticos devem actuar nas regras do jogo que nos prescrevem as leis para alcançar a direção do Estado”, explicou Teodoro Obiang.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…