Guiné Equatorial | São Tomé e Príncipe

Obiang e Evaristo Carvalho acordam exploração conjunta de petróleo

São Tomé e Príncipe e a Guiné-Equatorial retomaram as conversações visando a exploração conjunta de petróleo num bloco de fronteira comum, na sequência de um encontro nesta terça-feira em Malabo, Guiné-Equatorial, entre o presidente São-tomense, Evaristo Carvalho, e o seu homólogo Equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema.

À saída do encontro, Evaristo Carvalho disse ter abordado com o presidente Obiang Nguema “a possível exploração conjunta de um bloco petrolífero, tendo registado com agrado a disponibilidade da Guiné-Equatorial para colaborar com São Tomé e Príncipe nesta matéria”.

Referindo-se a um bloco situado numa zona de sobreposição entre ambos os países, Evaristo Carvalho assegurou que “os dois governos vão preparar os aspectos técnicos” das operações no sentido de se “encontrar uma empresa capaz de pesquisar nesta área com vista a uma exploração conjunta”.

À margem da 4ª Cimeira Afro-Árabe, que terminou ontem, quarta-feira, em Malabo, a audiência aconteceu no palácio presidencial em Sipopo, onde ambos os Chefes de Estado abordaram questões de cooperação bilateral e de amizade entre os dois Países vizinhos e membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

O anúncio de reatamento das conversações petrolíferas entre São-Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial acontece poucas semanas depois do novo embaixador equatoriano, Paulino Ekobo, ter apontado a questão da exploração conjunta como uma das áreas prioritárias no âmbito da cooperação entre os dois Países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo