Secretário-executivo da CPLP vai debater direitos humanos e pena de morte com a Guiné Equatorial

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Ribeiro Telles, inicia nesta quarta-feira, 04 de março, uma visita oficial de três dias à Guiné Equatorial. 

De acordo com a organização, o representante da mesma irá participar na cerimónia de encerramento do ‘Seminário de Formação aos Funcionários sobre Pontos Focais’, “proferido pelos colaboradores do secretariado-executivo da CPLP a funcionários equato-guineenses”. O evento é presidido pelo primeiro-ministro do Governo da Guiné Equatorial, responsável pela coordenação administrativa. 

É também referido na nota divulgada que o secretário-executivo “deverá ser recebido em audiência pelo Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, e reunir-se com diversas autoridades, nomeadamente, com o ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação e com o terceiro vice-primeiro-ministro do Governo, responsável pelos direitos humanos”. 

Ribeiro Telles afirmou que irá debater tudo nesses encontros, inclusive questões de direitos humanos e a pena de morte, que já deveria ter sido abolida no país, visto que esta é uma das condições para integrar a CPLP. 

Em agenda encontram-se ainda previstas visitas à Universidade Afroamericana de Djibloho e às cidades de Mongomo e de Ebibeyi. 

Recorde-se que a Guiné Equatorial tornou-se membro efetivo da CPLP em 2014, juntando-se assim a Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Brasil e Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin