Guiné Equatorial | São Tomé e Príncipe

Evaristo Carvalho participa na IV cimeira Afro-Árabe em Malabo

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, vai participar na 4ª Cimeira Afro-Árabe, que irá decorrer em Malabo, capital da Guiné Equatorial, entre os dias 22 a 25 de Novembro, a convite do seu homólogo equatoriano, Teodoro Obiang Nguema.

Evaristo Carvalho viaja nesta segunda-feira, 21 de novembro, e vai aproveitar a sua estada em Malabo para abordar com o seu homólogo questões da cooperação, sobretudo, o reatamento das conversações com vista a criação de uma parceria para a exploração do petróleo na fronteira comum.

Relativamente à Cimeira Afro-Árabe de Malabo, os chefes de Estados e dos governos africanos e árabes vão debater, essencialmente, a cooperação económica, o combate ao terrorismo, o desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar, a carta do “Fundo de resposta a desastres”, a evolução da política em África e no mundo árabe, entre outras questões.

Precedida de reuniões de altos funcionários dos Estados-membros e do conselho conjunto dos ministros das relações exteriores, a cimeira Afro-Árabe é o órgão político supremo da Conferência África-Árabe que faz o balanço trienal dos progressos realizados e adopta estratégias e o plano de ação a longo e a curto prazo.

Além da criação de um centro Árabe-Africano sobre migração, os chefes de Estados e dos governos africanos e árabes projetam ainda a adopção de um documento sobre o Instituto Cultural África-Árabe no âmbito dos projetos prioritários conjuntos para o período de 2017-2020.

Esta 4ª Cimeira Afro-árabe de Malabo, Guiné Equatorial, segue-se às outras três já realizadas, designadamente, no Cairo “Egipto” em Março de 1977, em Sirte “Líbia” em Outubro de 2010 e no Kuwait em Novembro de 2013 que reuniu mais de noventa participantes entre governantes e organizações internacionais.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo