STP: Formada equipa para negociar a exploração conjunta de petróleo com a Guiné Equatorial

O ministro das Obras Públicas e Recursos Naturais já deu a conhecer equipa santomense para “lidar com a questão de exploração conjunta de petróleo” na zona de sobreposição com a Guiné Equatorial.

Segundo Osvaldo d’ Abreu, o coletivo será liderado pela Agência Nacional de Petróleo com quatro elementos, designadamente, Olegário Tiny, diretor executivo; Fausto Vera Cruz, responsável pela área da geologia; Mariam Fawole, do setor jurídico e Celso Quaresma, pela parte económica.

Integram ainda a equipa, Carlos Gomes, ex-diretor executivo da Autoridade Conjunta com a Nigéria, Carlos Neves, ex-vice-presidente do parlamento e Afonso Varela, ex-ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares do executivo de Patrice Trovoada.

«Esta equipa tem os objetivos bem traçados para aquilo que queremos alcançar neste projeto com a Guiné Equatorial», disse Osvaldo d’ Abreu.

Questionado sobre a existência de petróleo nos dois blocos comuns com a Guiné Equatorial, o ministro citou estudos sísmicos já realizados, segundo os quais “existem indicações de estruturas passiveis de acumulados de hidrocarbonetos que estão na linha da fronteira entre os dois Estados”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique é um dos maiores produtores de energia elétrica da África Austral, através da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. No entanto, até 2016 continuava a…
Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

A dívida interna de Cabo Verde subiu 13,8% desde o início de 2021. Esta percentagem representa 95.949 milhões de escudos, de acordo com o mais recente…
Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria celebraram em Viena, capital austríaca, o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países. O evento contou com a…
Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolveram um método de estimulação completamente novo, usando microeletrodos ultrafinos, para combater a dor intensa. Esta técnica proporciona um…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin