Guiné Equatorial | São Tomé e Príncipe

STP: Governo tem novo barco para ligação inter-ilhas através de cooperação com Guiné Equatorial

Barco

O Governo de São Tomé e Príncipe já tem um novo barco para fazer a ligação entre as ilhas São Tomé e Príncipe. O transporte marítimo foi obtido através da cooperação com a Guiné-Equatorial, tendo envolvido a empresa equatoguineense SOMAGEC, detentora do navio “ELOBEY”.

“Estamos perante um esforço do Governo para encontrar soluções de transporte de mercadorias para a ilha do Príncipe”, afirmou o ministro são-tomense das Obras Públicas, Osvaldo d’Abreu, que acrescentou que nesta primeira fase as mercadorias serão restringidas por uma questão de segurança e de teste, para a nova tripulação equatoguineense se adequar à rota marítima em causa.

Além de ter declarado que a circulação de pessoas irá ser feita numa fase a ser confirmada posteriormente pela equipa técnica desta operação, adiantou que “vamos continuar a insistir no transporta aéreo”, admitindo um futuro acordo com a Guiné Equatorial para as ligações áreas entre as duas ilhas.

“Igualmente em cooperação com agentes destes serviços da Guiné Equatorial, estamos a trabalhar para que brevemente também se passe a fazer nos nossos céus uma empresa da Guiné-Equatorial que ligará as duas ilhas via aérea”, avançou.

Considerada uma viagem de teste, a tripulação equatoguineense fez-se acompanhar por um técnico são-tomense na primeira deslocação, que foi realizada para a ilha do Príncipe na passada sexta-feira, 28 de junho, sendo uma operação de cariz comercial no âmbito da cooperação entre São Tomé e Príncipe e Guiné-Equatorial.

Recorde-se que a ligação marítima entre as duas ilhas ficou comprometida na consequência da perda de duas embarcações nos últimos dois meses, por naufrágio do Amfrititi no dia 25 de abril e por incêndio do navio Abijan no dia 21 de maio.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo